Nome Popular
ROBALO
Nome Científico
Centropomus parallelus
Família
Centropomidae
Distribuição Geográfica
Desde a Flórida, nos Estados Unidos, passando pelo Golfo do México, até Santa Catarina (época do Verão no Brasil).
Descrição
Robalo-flecha é a mais conhecida e acredita-se que nas demais espécies desta família o ciclo reprodutivo seja semelhante. Geralmente a reprodução ocorre no mar (época de Verão, no Sul, e durante o Outono, no Norte e Nordeste). Os ovos são flutuantes e eclodem entre 18 e 36 horas após a fecundação. As larvas são planctônicas e normalmente iniciam seu desenvolvimento em zonas de estuários, mangues e lagoas. Alimentam-se de zooplâncton. Com dois centímetros de comprimento, os peixinhos já são completos.
Ecologia
Entre os peixes desta família, o robalo-peva (ou peba) tem como característica um corpo mais alto (pelo menos em relação ao robalo-flecha) e a testa levemente côncava. Soma-se a isso, há ainda uma linha lateral escura (não negra), que corre longitudinalmente em toda a sua extensão. Na nadadeira anal há um largo espinho.
Equipamentos
Utilize uma vara de ação média, de 5,8 até 7 pés, variando a linha de acordo com a isca e o ambiente de pesca. Em molinetes, utilize modelos que suportem mais de 100m de linha. A pesca de robalo de até 4 kg exige uma libragem de linha entre 10lb e 17lb, já os mais pesados exigem até 30 lb.
Dicas
Uma das características da espécie é também não gostar de água fria. Quando a temperatura fica abaixo de 18 graus, logo procuram outro lugar para estar. Quando isso não é possível, ficam letárgicos, não comem e até morrem.tre as iscas naturais, as melhores são minhoca e lambari. As iscas artificiais podem ser plugs, jigs, minhocas, salamandras e spinnerbaits.
Copyright © 2025 Aquacultura Brasil | Todos os direitos reservados.
Developer: Linesul Sistemas Integrados