Nome Popular
TAMBAQUI
Nome Científico
Colossoma macropomum
Família
Serrasalmidae
Distribuição Geográfica
América do Sul, bacia Amazônica e do Orinoco em sua forma selvagem.
Descrição
O tambaqui alcança cerca de 90 centímetros de comprimento. Antigamente eram capturados exemplares com até 50 quilos. Hoje, por causa da sobrepesa, praticamente não existem indivíduos desse porte. O tamanho recorde registrado em ambiente natural é de 28,5 quilos, fisgado pelo pescador esportivo Laerte Alves.
Ecologia
Quando juvenil possui comportamento gregário e pacífico, mas a medida que amadurece tende e ser territorialista com membros da mesma espécie principalmente quando confinado em pequeno espaço, além de mordiscar outros peixes. Ovíparo. É uma espécie que realiza migrações reprodutivas, tróficas e de dispersão. Durante a época de cheia entra na mata inundada, onde se alimenta de frutos ou sementes. Durante a seca, os indivíduos jovens ficam nos lagos de várzea onde se alimentam de zooplâncton e os adultos migram para os rios de águas barrentas para desovar. Na época de desova não se alimentam, vivendo da gordura que acumularam durante a época cheia.
Equipamentos
Recomenda-se varas de ação média a pesada, com resistência entre 20 e 50 libras, e comprimento entre 2,10m e 2,40m para facilitar arremessos precisos. As linhas, de preferência multifilamento, devem ter espessura entre 0,30mm e 0,50mm, garantindo resistência e menor elasticidade. Carretilhas ou molinetes com boa capacidade de linha e sistema de freio eficiente são essenciais para suportar os embates.
Copyright © 2025 Aquacultura Brasil | Todos os direitos reservados.
Developer: Linesul Sistemas Integrados